Gamificando

UMA CORREÇÃO DE ATIVIDADES

7º ano, história

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@aulaemjogo

Vamos utilizar o HERO DASH para gamificar uma correção de atividades ou lição de casa. Vamos reproduzir um BATALHA COLABORATIVA entre heróis (grupos de alunos) contra um inimigo (Chefão)

UM AULA ANTES…

Certifique-se de que tenha passado a lição e avisado aos alunos sobre o compromisso de realizar toda ela com bastante atenção .

Mostre e explique como funciona o Hero Dash.

Você pode explicar que eles irão participar de uma experiência chamada HERO DASH E A SOCIEDADE DAS LIÇÕES

Em referência à trilogia do Senhor dos anéis.

ORGANIZE OS ALUNOS EM 6 GRUPOS

CADA GRUPO REPRESENTARÁ UM HERÓI

Leo

Iki

Glorita

Narfo

Ayra

Axel

Conte uma história e motive a turma...

“Gente, a turma está sendo ameaçada por um terrível vilão e juntos vocês devem formar a Sociedade das Lições.

A cada resposta correta que eu validar o herói de vocês poderá dar um golpe contra esse vilão”

ESCOLHA 3 TAREFAS PARA CORRIGIR

O NÚMERO DE TAREFAS PODE VARIAR. ESSE NÚMERO É APENAS UMA SUGESTÃO

Todos os grupos podem fazer as mesmas 3 tarefas, ou então, as tarefas podem ser diferentes para cada grupo.

Se optar por tarefas diferentes, você deve preparar 18 tarefas.

Tenha ciência que isso demandará mais trabalho de planejamento pedagógico.

No entanto, pode trazer mais responsabilidade para o grupo.

DEFINA A FORÇA DO INIMIGO

BASICAMENTE AQUI VOCÊ DEFINIRÁ O NÍVEL DE TOLERÂNCIA.

A FORÇA do inimigo, bem como o dano do golpe dos heróis são ajustados no painel de configuração do templates.

NÍVEIS DE TOLERÂNCIA

MAS O QUE SIGNIFICA TOLERÂNCIA ZERO?

Considerando 18 tarefas, 3 para cada grupo (6 grupos)

O vilão tem 1800 pontos.  Cada herói causa um dano de 100 pontos. Para eliminá-los os heróis precisam desferir 18 golpes, ou seja, todos os alunos devem realizar TODAS as tarefas. 

Aumente a sua tolerância diminuindo o HP do chefão.

Por exemplo, se mudar de 1800 para 1000, os alunos poderão vencer a batalha realizando 10 das 18 tarefas propostas.

NO DIA DA AULA...

ORGANIZE OS ALUNOS
EM 6 GRUPOS

Na verdade, esse tipo de atividade não demanda uma organização específica dos alunos.

Ou
COMPARTILHE SUA TELA
COM A TURMA

Todos os alunos permanecem numa sala principal. Os alunos acompanham a correção observando o Hero Dash.

Heróis Colaboram para Derrotar o Inimigo

Projete o  TEMPLATE ou compartilhe sua tela

Configure o templates, de acordo com o número de tarefas.

Professor, você é o MAGO DO PODER e deve validar ou não as respostas dadas pelo grupo, de acordo com os acertos da correção.

Modelo de batalha com tolerância de 55,55%

Os alunos precisam acertar 10 tarefas das 18 disponibilizadas.

A correção deve durar 30 minutos da aula.

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Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Tássia Faria, professora de Minas Gerais.

Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).