Gamificando uma aula sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1º ano EM

@aulaemjogo

Vamos utilizar o ANGRY DASH para gamificar uma aula sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS)

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Vamos planejar 9
atividades diferentes

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Organização da aula

Todos os grupos recebem uma atividade por vez. A atividade pode ser impressa em folhas e entregue para cada grupo. Sugerimos entregar a primeira atividade, e à medida que forem devolvendo a resolução correta, recebem a próxima.

O primeiro grupo que terminar a fase 1 Recebe um disparo extra

Incentive o grupo a pesquisar as respostas, usar caderno, livros didáticos, etc Todos terão 30 minutos para responder as atividades. Finalizada essa etapa, inicie a segunda etapa com o início da batalha contra os zumbis no Angry Dash. Cada aluno/grupo deve cumprir atividades para ganhar disparos contra o zumbis. No painel de tarefas, cada grupo será responsável por uma linha. Cada vez que o grupo realizar uma atividade, clique sobre o bloco para sinalizar que ela foi cumprida, e o que o disparo foi atribuído ao time.

Selecione o Template
ANGRY DASH

Utilize o template do ANGRY do CLASS DASH para validar as atividades realizadas pelos alunos. Cada validação representará um disparo contra os zumbis.
Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais. Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.

O primeiro grupo que terminar a fase 2 com mais pontos recebe 1 ponto extra na nota

Explique para os alunos a metodologia que envolve o rodízio. A cada rodada, seus alunos devem passar por uma das mesas e cumprir a missão proposta. Quanto o tempo acabar, o professor deve se certificar que a atividade foi realizada e contabilizar quantos disparos cada time fará contra os zumbis.

Defina o tempo, o número de equipes e missões. O Multiplicador corresponde ao número de disparos ganhos pela equipe por atividade cumprida.

Linhas representam as equipes e colunas representam as missões. No caso, temos 6 equipes e 10 missões para serem realizadas. Clique sobre os blocos para sinalizar que uma determinada missão foi cumprida por uma equipe específica.

Após finalizar o tempo, clique sobre o canhão para iniciar o gameplay. Nessa tela, aparecem abaixo os times com os números de disparos disponíveis de cada equipe. Clique sobre os blocos e depois mova o mouse para mirar contra os zumbis. Clique para disparar. Vence quem conquistar mais pontos.

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Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).

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