Combatendo uma Pandemia

em uma Aula Sobre Egito Antigo

6º ano, História

@aulaemjogo

Nesta aula, vamos utilizar o Pandemia para gamificar uma aula sobre o Egito Antigo. Os alunos serão infectologistas. Em grupo, eles devem resolver missões sobre o Egito para ganhar ações e ajudar a frear o avanço de uma pandemia.
Divida seus alunos em 
grupos de trabalho

Recomendamos a divisão dos alunos em grupos de 4 a 5 alunos.

Grupos
Conquistam
Ações para
combater
Pandemia.

Para conquistar as ações, os alunos devem cumprir 5 missões.

As missões foram distribuídas na Aula 2.

Nessa mesma aula, os alunos deveriam resolver as missões, para no final, jogar o Pandemia.

Cada grupo de trabalho pode ficar responsável pelo combate do agente infeccioso em um continente ou região do planeta.

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Separe duas aulas para rodar
esse plano de aula

Selecione o Template PANDEMIA

Utilize o template do ZUMBI DASH do CLASS DASH para validar as atividades realizadas pelos alunos.

Cada validação representará um disparo da planta contra um zumbi.

Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais.

Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.

Explique para os alunos como funciona o PANDEMIA.

Diga que os alunos são infectologistas e tem como missão combater uma pandemia que coloca nosso planeta Terra em risco.

Diga que os alunos são infectologistas e tem como missão combater uma pandemia que coloca nosso planeta Terra em risco.

A Pandemia é combatida com ações específicas, como investimento na ciência, implementação de medidas de distanciamento social, fechamento de fronteiras e ampliação da rede hospitalar.

Configuração do Pandemia para atividade descrita no plano

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Sugestões de 4 missões

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Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Luciana Paixão, professora de História da rede privada e pública de Belo Horizonte, MG.

Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).

Eugenio, T. Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores. Évora: São Paulo, 2020

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