Gamificando

UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA

4º ano, matemática

@aulaemjogo

Vamos utilizar o BATALHA NAVALpara gamificar uma aula. Essa estratégia foi avaliada para verificar o nível de conhecimento dos alunos de uma turma do quarto ano do ensino fundamental 1

SEPARE OS ALUNOS EM DUAS EQUIPES

TIME A X TIME B

USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM DOS TIMES

Em cada espaço, coloque o roteiro com instruções sobre o que os alunos deverão fazer.

Ou
CRIE UMA SALA VIRTUAL
PARA CADA TIME

Em cada sala, cada time recebe um arquivo com instruções sobre as tarefas a serem realizadas.

ORGANIZE AS QUESTÕES

CADA PERGUNTA SERÁ EXIBIDA POR 7 MINUTOS PARA OS ALUNOS

Joana recebeu de sua professora bolas de isopor e palitos para confeccionar o esqueleto de um cubo. Os palitos servem de arestas e as bolas de isopor unem as arestas formando vértices. Quantas bolas e quantos palitos são necessários para executar essa tarefa?

Observe o desenho.

Considerando-se que o lado de um quadradinho da malha quadriculada mede 1 cm, então o perímetro da figura em forma de torre em centímetros, é..

A – 20 centímetros

B – 22 centímetros

C – 25 centímetros

D – 26 centímetros

Marcos mandou colocar cerâmica em seu quarto. Ele já utilizou todas as cerâmicas que ele tinha de acordo coma a figura. Qual das figuras completam o quadro de Marcos?

Qual é a diferença entre o maior e menor número representados pelos ábacos?

Selecione o Template BATALHA NAVAL

O aluno que acerta a questão, ganha 2 disparos.

Como são 4 questões, cada aluno do time poderá conquistar até 8 disparos.

TIME DISPARA
CONTRA navios
do oponente

No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.

Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.

Como ganhar disparos?

Responda corretamente as

Perguntas feitas pelo professor.

Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais.

Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.

Há diferentes formas de organizar as questões:

Power Point

Google Slides

Formulário do Google

Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.

Configuração do BATALHA NAVAL para UMA BATALHA de 20 min e 2 grupos de alunos.

Considere
2 DISPAROS
PARA CADA
ACERTO

Recompense o esforço individual dos alunos.

Se um time tiver 8 alunos, o time como um todo pode ganhar até 64 disparos

1 acerto = 2 disparos

Temos 4 questões, então

8 disparos por alunos

Como temos 8 alunos no time

8 x 8 = 64

Diferentes regras podem ser criadas para Gerenciar os alunos. Cada time faz 5 disparos e depois passa a vez para o outro time. 
Time que faz 3 disparos malsucedido, perde a vez..

USE SUA CRIATIVIDADE PARA ADAPTAR

QUE COMECEM OS JOGOS!

ganha QUEM OBTIVER MAIS PONTOS

Se empatar, considere uma pergunta bônus.

“professor, “E5”. Vai, atira!!

“Eu escolho “4F”

COMPARTILHE E GANHE PONTOS!​

Clique no botão copiar e envie este link

Escolha como quer compartilhar

Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Ana Beatriz Ramalho, professora do ensino fundamental 1 de Curitiba. A professora é criador do Instagram @bya_ramalho.

Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).

Login