4º ano, matemática
@aulaemjogo
SEPARE OS ALUNOS EM DUAS EQUIPES
TIME A X TIME B
Em cada espaço, coloque o roteiro com instruções sobre o que os alunos deverão fazer.
Em cada sala, cada time recebe um arquivo com instruções sobre as tarefas a serem realizadas.
Joana recebeu de sua professora bolas de isopor e palitos para confeccionar o esqueleto de um cubo. Os palitos servem de arestas e as bolas de isopor unem as arestas formando vértices. Quantas bolas e quantos palitos são necessários para executar essa tarefa?
Observe o desenho.
Considerando-se que o lado de um quadradinho da malha quadriculada mede 1 cm, então o perímetro da figura em forma de torre em centímetros, é..
A – 20 centímetros
B – 22 centímetros
C – 25 centímetros
D – 26 centímetros
O aluno que acerta a questão, ganha 2 disparos.
Como são 4 questões, cada aluno do time poderá conquistar até 8 disparos.
No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.
Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.
Como ganhar disparos?
Responda corretamente as
Perguntas feitas pelo professor.
Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais.
Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.
Há diferentes formas de organizar as questões:
Power Point
Google Slides
Formulário do Google
Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.
Configuração do BATALHA NAVAL para UMA BATALHA de 20 min e 2 grupos de alunos.
Recompense o esforço individual dos alunos.
Se um time tiver 8 alunos, o time como um todo pode ganhar até 64 disparos
1 acerto = 2 disparos
Temos 4 questões, então
8 disparos por alunos
Como temos 8 alunos no time
8 x 8 = 64
Diferentes regras podem ser criadas para Gerenciar os alunos. Cada time faz 5 disparos e depois passa a vez para o outro time.
Time que faz 3 disparos malsucedido, perde a vez..
USE SUA CRIATIVIDADE PARA ADAPTAR
COMEÇA QUEM OBTIVER MAIS PONTOS
Se empatar, considere uma pergunta bônus.
Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Ana Beatriz Ramalho, professora do ensino fundamental 1 de Curitiba. A professora é criador do Instagram @bya_ramalho.
Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).
Use o link ou ícones ao lado para convidar novas pessoas. A cada novo convidado seu que assinar um plano gratuito ou pago, através do seu link, você ganha 500 pontos.