Gamificando

UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA

4º ano, matemática

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

@aulaemjogo

Vamos utilizar o BATALHA NAVALpara gamificar uma aula. Essa estratégia foi avaliada para verificar o nível de conhecimento dos alunos de uma turma do quarto ano do ensino fundamental 1

SEPARE OS ALUNOS EM DUAS EQUIPES

TIME A X TIME B

USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM DOS TIMES

Em cada espaço, coloque o roteiro com instruções sobre o que os alunos deverão fazer.

Ou
CRIE UMA SALA VIRTUAL
PARA CADA TIME

Em cada sala, cada time recebe um arquivo com instruções sobre as tarefas a serem realizadas.

ORGANIZE AS QUESTÕES

CADA PERGUNTA SERÁ EXIBIDA POR 7 MINUTOS PARA OS ALUNOS

Joana recebeu de sua professora bolas de isopor e palitos para confeccionar o esqueleto de um cubo. Os palitos servem de arestas e as bolas de isopor unem as arestas formando vértices. Quantas bolas e quantos palitos são necessários para executar essa tarefa?

Observe o desenho.

Considerando-se que o lado de um quadradinho da malha quadriculada mede 1 cm, então o perímetro da figura em forma de torre em centímetros, é..

A – 20 centímetros

B – 22 centímetros

C – 25 centímetros

D – 26 centímetros

Marcos mandou colocar cerâmica em seu quarto. Ele já utilizou todas as cerâmicas que ele tinha de acordo coma a figura. Qual das figuras completam o quadro de Marcos?

Qual é a diferença entre o maior e menor número representados pelos ábacos?

Selecione o Template BATALHA NAVAL

O aluno que acerta a questão, ganha 2 disparos.

Como são 4 questões, cada aluno do time poderá conquistar até 8 disparos.

TIME DISPARA
CONTRA navios
do oponente

No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.

Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.

Como ganhar disparos?

Responda corretamente as

Perguntas feitas pelo professor.

Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais.

Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.

Há diferentes formas de organizar as questões:

Power Point

Google Slides

Formulário do Google

Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.

Configuração do BATALHA NAVAL para UMA BATALHA de 20 min e 2 grupos de alunos.

Considere
2 DISPAROS
PARA CADA
ACERTO

Recompense o esforço individual dos alunos.

Se um time tiver 8 alunos, o time como um todo pode ganhar até 64 disparos

1 acerto = 2 disparos

Temos 4 questões, então

8 disparos por alunos

Como temos 8 alunos no time

8 x 8 = 64

Diferentes regras podem ser criadas para Gerenciar os alunos. Cada time faz 5 disparos e depois passa a vez para o outro time. 
Time que faz 3 disparos malsucedido, perde a vez..

USE SUA CRIATIVIDADE PARA ADAPTAR

QUE COMECEM OS JOGOS!

COMEÇA QUEM OBTIVER MAIS PONTOS

Se empatar, considere uma pergunta bônus.

“professor, “E5”. Vai, atira!!

“Eu escolho “4F”

Comentários

Deixe uma resposta

Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Ana Beatriz Ramalho, professora do ensino fundamental 1 de Curitiba. A professora é criador do Instagram @bya_ramalho.

Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).