4º ano, matemática
@aulaemjogo
SEPARE OS ALUNOS EM DUAS EQUIPES
TIME A X TIME B
Em cada espaço, coloque o roteiro com instruções sobre o que os alunos deverão fazer.
Em cada sala, cada time recebe um arquivo com instruções sobre as tarefas a serem realizadas.
Joana recebeu de sua professora bolas de isopor e palitos para confeccionar o esqueleto de um cubo. Os palitos servem de arestas e as bolas de isopor unem as arestas formando vértices. Quantas bolas e quantos palitos são necessários para executar essa tarefa?
Observe o desenho.
Considerando-se que o lado de um quadradinho da malha quadriculada mede 1 cm, então o perímetro da figura em forma de torre em centímetros, é..
A – 20 centímetros
B – 22 centímetros
C – 25 centímetros
D – 26 centímetros
O aluno que acerta a questão, ganha 2 disparos.
Como são 4 questões, cada aluno do time poderá conquistar até 8 disparos.
No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.
Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.
Como ganhar disparos?
Responda corretamente as
Perguntas feitas pelo professor.
Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais.
Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.
Há diferentes formas de organizar as questões:
Power Point
Google Slides
Formulário do Google
Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.
Configuração do BATALHA NAVAL para UMA BATALHA de 20 min e 2 grupos de alunos.
Recompense o esforço individual dos alunos.
Se um time tiver 8 alunos, o time como um todo pode ganhar até 64 disparos
1 acerto = 2 disparos
Temos 4 questões, então
8 disparos por alunos
Como temos 8 alunos no time
8 x 8 = 64
Diferentes regras podem ser criadas para Gerenciar os alunos. Cada time faz 5 disparos e depois passa a vez para o outro time.
Time que faz 3 disparos malsucedido, perde a vez..
USE SUA CRIATIVIDADE PARA ADAPTAR
ganha QUEM OBTIVER MAIS PONTOS
Se empatar, considere uma pergunta bônus.
Escolha como quer compartilhar
Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Ana Beatriz Ramalho, professora do ensino fundamental 1 de Curitiba. A professora é criador do Instagram @bya_ramalho.
Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |