Gamificando

Gamificando uma Aula Sobre Vacina com o Batalha Naval

7º ano, ciências

@aulaemjogo

Vamos utilizar o BATALHA NAVALpara gamificar uma aula. Essa estratégia foi avaliada para verificar o nível de conhecimento dos alunos de uma turma do quarto ano do ensino fundamental 1

SEPARE OS ALUNOS EM DUAS EQUIPES

TIME A X TIME B

USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM DOS TIMES

Em cada espaço, coloque o roteiro com instruções sobre o que os alunos deverão fazer.

Ou
CRIE UMA SALA VIRTUAL
PARA CADA TIME

Em cada sala, cada time recebe um arquivo com instruções sobre as tarefas a serem realizadas.

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Cada time deve cumprir 3 missões
Em 30 minutos. Separe mais 10 minutos para jogar o
jogo do batalha naval no final

Selecione o Template BATALHA NAVAL

Utilize o template do BATALHA NAVAL do CLASS DASH para CONVERTER OS PONTOS GANHOS nas atividades realizadas pelos alunos em TIROS CONTRA O TIME ADVERSÁRIO.

Cada PONTO representará um disparo DE UM TIME CONTRA O OUTRO.

TIME DISPARA
CONTRA navios
do oponente

No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.

Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.

Como ganhar disparos?

Faça as atividades propostas.

Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais.

Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.

Explique que os alunos precisam realizar as atividades propostas em 30 minutos.

Finalizado o tempo, o professor faz a correção das atividades com os alunos e atribui os pontos.

Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.

Configuração do BATALHA NAVAL para uma de 40min, 2 grupos de alunos e 3 MISSÕES.

Considere
2 DISPAROS
PARA CADA
ACERTO

Recompense o esforço individual dos alunos.

Se um time tiver 8 alunos, o time como um todo pode ganhar até 64 disparos

1 acerto = 2 disparos

Temos 4 questões, então

8 disparos por alunos

Como temos 8 alunos no time

8 x 8 = 64

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Sugestões de atividades

3 MISSÕES DIFERENTES PARA CADA TIME

Acesse o vídeo

https://youtu.be/4HYYM5u95EQ

Crie um mapa mental e apresente os principais conceitos que foram explicados no vídeo.

Ofereça ferramentas para o aluno criar o mapa mental: Coogle, Mindmiester.

Apresente uma imagem modelo de mapa mental já criado sobre algum outro tema.

Responda 5 perguntas sobre a história das vacinas.

Acesse o GAME

https://escapefactory.me

1 aluno do time joga o game na Escape Factory. Insira seu nome e conquiste pontos para o time.

Defina a estratégia do grupo: compartilhamento de tela? Um joga e outros observam?

MAPA

MENTAL

QUIZ

FORMS

ESCAPE

GAME

Cada time pode conquistar até 15 disparos.

Diferentes regras podem ser criadas para Gerenciar os alunos. Cada time faz 5 disparos e depois passa a vez para o outro time. 
Time que faz 3 disparos malsucedido, perde a vez..

USE SUA CRIATIVIDADE PARA ADAPTAR

QUE COMECEM OS JOGOS!

ALUNOS CANTAM UM NÚMERO E LETRA PARA O PROFESSOR.

“professor, “E5”. Vai, atira!!

“Eu escolho “4F”

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Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Aline Lima, professora de ciências da rede privada do município de Guarulhos.

Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).

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