7º ano, ciências
@aulaemjogo
SEPARE OS ALUNOS EM DUAS EQUIPES
TIME A X TIME B
Em cada espaço, coloque o roteiro com instruções sobre o que os alunos deverão fazer.
Em cada sala, cada time recebe um arquivo com instruções sobre as tarefas a serem realizadas.
Utilize o template do BATALHA NAVAL do CLASS DASH para CONVERTER OS PONTOS GANHOS nas atividades realizadas pelos alunos em TIROS CONTRA O TIME ADVERSÁRIO.
Cada PONTO representará um disparo DE UM TIME CONTRA O OUTRO.
No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.
Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.
Como ganhar disparos?
Faça as atividades propostas.
Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais.
Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.
Explique que os alunos precisam realizar as atividades propostas em 30 minutos.
Finalizado o tempo, o professor faz a correção das atividades com os alunos e atribui os pontos.
Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.
Configuração do BATALHA NAVAL para uma de 40min, 2 grupos de alunos e 3 MISSÕES.
Recompense o esforço individual dos alunos.
Se um time tiver 8 alunos, o time como um todo pode ganhar até 64 disparos
1 acerto = 2 disparos
Temos 4 questões, então
8 disparos por alunos
Como temos 8 alunos no time
8 x 8 = 64
https://youtu.be/4HYYM5u95EQ
Crie um mapa mental e apresente os principais conceitos que foram explicados no vídeo.
Ofereça ferramentas para o aluno criar o mapa mental: Coogle, Mindmiester.
Apresente uma imagem modelo de mapa mental já criado sobre algum outro tema.
https://escapefactory.me
1 aluno do time joga o game na Escape Factory. Insira seu nome e conquiste pontos para o time.
Defina a estratégia do grupo: compartilhamento de tela? Um joga e outros observam?
Diferentes regras podem ser criadas para Gerenciar os alunos. Cada time faz 5 disparos e depois passa a vez para o outro time.
Time que faz 3 disparos malsucedido, perde a vez..
USE SUA CRIATIVIDADE PARA ADAPTAR
ALUNOS CANTAM UM NÚMERO E LETRA PARA O PROFESSOR.
Escolha como quer compartilhar
Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Aline Lima, professora de ciências da rede privada do município de Guarulhos.
Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |