Gamificando uma aula de Física e eletricidade
1º ano EM
@aulaemjogo
Nesta aula, vamos utilizar o ANGRY DASH para gamificar uma aula sobre sistema eletricidade.
Vamos utilizar a metodologia da ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES de
aprendizagem.
DE TRABALHO EM GRUPO
USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM
Em cada espaço, coloque uma missão (roteiro) com instruções sobre o que o alunos deverão fazer.
CRIE UM SALA VIRTUAL PARA
CADA ESTAÇÃO
Em aulas remotas, distribua os alunos em salas. Em cada sala eles podem realizar uma atividade diferente.
Divida o tempo da sua aula em
4
Rodadas de 10 minutos
Selecione o Template ANGRY DASH
Utilize o template do ANGRY do CLASS DASH para validar as atividades realizadas pelos alunos.
Cada validação representará um disparo contra os zumbis.
DISPARE CONTRA ZUMBIS E
CONQUISTE PONTOS
Cada aluno/grupo deve cumprir atividades para ganhar disparos contra o zumbis.
No painel de tarefas, cada grupo será responsável por uma linha.
Cada vez que o grupo realizar uma atividade, clique sobre o bloco para sinalizar que ela foi cumprida, e o que o disparo foi atribuído ao time.
Projete o TEMPLATE n as aulas presenciais.
Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.
Explique para os alunos a metodologia que envolve o rodízio.
A cada rodada, seus alunos devem passar por uma das mesas e cumprir a missão proposta.
Quanto o tempo acabar, o professor deve se certificar que a atividade foi realizada e contabilizar quantos disparos cada time fará contra os zumbis.
Defina o tempo, o número de equipes e missões. O Multiplicador corresponde ao número de disparos ganhos pela equipe por atividade cumprida.
Linhas representam as equipes e colunas representam as missões. No caso, temos 6 equipes e 10 missões para serem realizadas. Clique sobre os blocos para sinalizar que uma determinada missão foi cumprida por uma equipe específica.
Após finalizar o tempo, clique sobre o canhão para iniciar o gameplay. Nessa tela, aparecem abaixo os times com os números de disparos disponíveis de cada equipe. Clique sobre os blocos e depois mova o mouse para mirar contra os zumbis. Clique para disparar. Vence quem conquistar mais pontos.
Sugestões de atividades
4 estações de aprendizagem
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Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pelo professor Rodrigo Morandini, professor de física da rede pública e privada de São Paulo.
Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).