Gamificando uma aula de Física e eletricidade

1º ano EM

@aulaemjogo

Nesta aula, vamos utilizar o ANGRY DASH para gamificar uma aula sobre sistema eletricidade.

Vamos utilizar a metodologia da ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES de
aprendizagem.

ORGANIZE SUA SALA EM 4 ESPAÇOS
DE TRABALHO EM GRUPO

USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM

Em cada espaço, coloque uma missão (roteiro) com instruções sobre o que o alunos deverão fazer.

Ou

CRIE UM SALA VIRTUAL PARA
CADA ESTAÇÃO

Em aulas remotas, distribua os alunos em salas. Em cada sala eles podem realizar uma atividade diferente.

Divida o tempo da sua aula em
4 Rodadas de 10 minutos

Selecione o Template ANGRY DASH

Utilize o template do ANGRY do CLASS DASH para validar as atividades realizadas pelos alunos.

Cada validação representará um disparo contra os zumbis.

DISPARE CONTRA ZUMBIS E
CONQUISTE PONTOS

Cada aluno/grupo deve cumprir atividades para ganhar disparos contra o zumbis.

No painel de tarefas, cada grupo será responsável por uma linha.

Cada vez que o grupo realizar uma atividade, clique sobre o bloco para sinalizar que ela foi cumprida, e o que o disparo foi atribuído ao time.

Projete o TEMPLATE n as aulas presenciais.

Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.

Explique para os alunos a metodologia que envolve o rodízio.

A cada rodada, seus alunos devem passar por uma das mesas e cumprir a missão proposta.

Quanto o tempo acabar, o professor deve se certificar que a atividade foi realizada e contabilizar quantos disparos cada time fará contra os zumbis.

Defina o tempo, o número de equipes e missões. O Multiplicador corresponde ao número de disparos ganhos pela equipe por atividade cumprida.

Linhas representam as equipes e colunas representam as missões. No caso, temos 6 equipes e 10 missões para serem realizadas. Clique sobre os blocos para sinalizar que uma determinada missão foi cumprida por uma equipe específica.

Após finalizar o tempo, clique sobre o canhão para iniciar o gameplay. Nessa tela, aparecem abaixo os times com os números de disparos disponíveis de cada equipe. Clique sobre os blocos e depois mova o mouse para mirar contra os zumbis. Clique para disparar. Vence quem conquistar mais pontos.

Sugestões de atividades

4 estações de aprendizagem

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Escolha como quer compartilhar

Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pelo professor Rodrigo Morandini, professor de física da rede pública e privada de São Paulo.

Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).