Criando um plano de jogo

Com os alunos do ensino médio sobre História da Arte

Arte, 1º EM

@aulaemjogo

Nesta sequência didática, vamos solicitar aos alunos do Ensino Médio para criar uma proposta de jogo.

Os alunos criarão uma experiência de jogo para seus colegas utilizando LUDOSKIT LUDOSKITe outras ferramentas como Trakto, Wordwall e Canva.

REPARE QUE ESSA PROPOSTA É DE
GAME DESIGN, NÃO DE GAMIFICAÇÃO

Vamos analisar as diferenças?

Não fique fora do jogo

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PASSO A PASSO DA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Aula 1

Apresentação da proposta para os alunos

Durante a semana,  reunião dos grupos

Aula 2

Orientação do professor

Durante a semana,  reunião dos grupos

Aula 3 e 4

Apresentação dos grupos

Grupo cria jogo e desafia Colegas

Os alunos foram divididos em grupos de 4 alunos.

Cada grupo deveria criar um PLANO DO JOGO, envolvendo desafios sobre ARTE GREGA.

Cada grupo deveria elaborar ao menos 10 perguntas.

CADA ALUNO DESEMPENHAVA
UMA FUNÇão NO GRUPO

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Ferramentas Utilizadas

Para integrar e criar a experiência de jogo

Serviço online com o qual você pode criar diferentes tipos de conteúdo. Os alunos utilizaram para organizar o plano do jogo.

Plataforma para criação de atividades e jogos interativos rápidos. Alunos utilizaram para organizar as questões

Serviço online com o qual você pode criar diferentes tipos de conteúdo. Os alunos utilizaram para organizar o plano do jogo.

O que os grupos criaram?

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Ata das reuniões feitas pelos alunos

Apresentação do plano
de jogo de um grupo

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Avaliação

Cumprindo todas as tarefas, o grupo poderia obter até 3,5 pontos

  • 1,0 Ponto

    Elaboração de 10 perguntas

  • 0,5 Ponto

    Elaboração do Relatório

  • 1,0 Ponto

    Elaboração do Plano do Jogo

  • 1,0 Ponto

    Registro em vídeo

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Escolha como quer compartilhar

Plano de aula foi elaborado pela Professora Rita Amélia Barbosa Moura – Colégio Jesus Maria José de Franca – São Paulo. Rita é graduada  em Artes pela UNIFRAN Universidade de Franca. Há mais de 20 anos atua como arte educadora, desenvolvendo habilidades criadoras e competências sócio emocionais e ampliando a visão de mundo de todos os seus alunos. A professora Rita Amélia é uma condutora de cada aluno ao mundo de suas múltiplas possibilidades de criar. Tempos novos, Gamificação e Imersão no conhecimento.

Essa peça é um modelo de plano de aula para uso do Class Dash criado por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).

Referência
Eugenio, T. Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores. Évora: São Paulo, 2020

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