Como Gamificar

Uma Aula de Ciências

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Nesta aula, vamos utilizar o ZUMBI DASH para gamificar uma aula sobre sistema circulatório.

Vamos utilizar a metodologia da ROTAÇÃO POR ESTAÇÕESde aprendizagem.
ORGANIZE SUA SALA EM 4 ESPAÇOS
DE TRABALHO EM GRUPO

USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM

Em cada espaço, coloque uma missão (roteiro) com instruções sobre o que o alunos deverão fazer.

Ou

CRIE UMA SALA VIRTUAL PARA
CADA ESTAÇÃO

Em aulas remotas, distribua os alunos em salas. Em cada sala eles podem realizar uma atividade diferente.

DIVIDA O TEMPO DA SUA AULA EM
4 RODADAS DE 10 MINUTOS

Selecione o Template ZUMBI DASH

Utilize o template do ZUMBI DASH do CLASS DASH para validar as atividades realizadas pelos alunos.

Cada validação representará um disparo da planta contra um zumbi.

plantas
precisam
combater
os zumbis

Cada aluno/grupo representa uma planta em um jardim. Cada grupo será responsável por uma cor da planta.

Cada vez que o grupo realizar uma atividade, clique sobre a planta para disparar contra um zumbi.

Os grupos precisam eliminar
os Zumbis, antes que eles atravessem todo o jardim e elimine a planta.

Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais. Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador. Explique para os alunos a metodologia que envolve o rodízio. A cada rodada, seus alunos devem passar por uma das mesas e cumprir a missão proposta. Quanto o tempo acabar, o professor deve se certificar que a atividade foi realizada e clicar sobre a planta com a cor que representar o grupo.

Configuração do Zumbi Dash para uma de 40min, 6 grupos de alunos e 4 estações de aprendizagem

Sugestões de atividades

4 ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Acesse o vídeo

https://youtu.be/43s3hW_jUIc

Crie um mapa mental e apresente os principais conceitos que foram explicados no vídeo.

Ofereça ferramentas para o aluno criar o mapa mental: Coogle, Mindmiester.

Apresente uma imagem modelo de mapa mental já criado sobre algum outro tema.

Ordene 6 imagens sobre as etapas do ciclo cardíaco.

Imprima as imagens ou peça para que os alunos as organizem em um quadro do Jamboard

Acesse o texto

https://infoenem.com.br/entenda-a-diferenca-entre-arteria-veia-e-capilar/

Crie um infográfico* mostrando a diferença entre veias e artérias.

Utilize o Power Point ou o Canva Design para criar sua arte.

Pesquise 4 problemas de saúde associados ao coração humano.

Compartilhe sua resposta no formulário

Modelo de sala de aula Gamificada proposta por Eugenio (2020)

O CLASS DASH É UM GERENCIADOR DE ATIVIDADES

OFERECE FEEDBACK IMEDIATO E SENSAÇÃO DE PROGRESSÃO aos alunos

Comentários

Uma resposta

  1. Muito bom as explicação. Vou entender um pouco mais essas ferramentas, para utilizar com os alunos. Sei que o processo vai ser um pouco lento. Porque os alunos assim como a escola não tem uma estrutura adequada mais vou a luta.

Deixe uma resposta

Plano de aula para uso do Class Dash. Idealizado e produzido por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).