BATALHANDO

PARA ENCONTRAR AFIXOS NA LÍNGUA INGLESA

1º ano EM, inglês

@aulaemjogo

Vamos utilizar o BATALHA NAVALpara gamificar uma aula.

Vamos criar um brainstorming gamificado para os alunos aumentarem o vocabulário a  partir do uso de afixos  da língua inglesa.

SEPARE OS ALUNOS EM DUAS EQUIPES

TIME A X TIME B

USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM DOS TIMES

Em cada espaço, coloque o roteiro com instruções sobre o que os alunos deverão fazer.

Ou
CRIE UMA SALA VIRTUAL
PARA CADA TIME

Em cada sala, cada time recebe um arquivo com instruções sobre as tarefas a serem realizadas.

AFIXO É UM ELEMENTO QUE SE JUNTA A UM
RADICAL PARA FORMAÇÃO DE UMA PALAVRA,
ALTERANDO O SENTIDO BÁSICO DELA

Selecione o Template BATALHA NAVAL

Utilize o template do BATALHA NAVAL do CLASS DASH para CONVERTER AS PALAVRAS GERADAS na atividade em TIROS CONTRA O TIME ADVERSÁRIO.

Cada PALAVRA GERADA representará um disparo DE UM TIME CONTRA O OUTRO.

TIME DISPARA
CONTRA navios
do oponente

No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.

Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.

Como ganhar disparos?

Gere palavras diferentes adicionando afixos às palavras do banco original.

Ofereça um dicionário para ajudar aos alunos.

Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa. EF08LI13
Projete o TEMPLATE nas aulas presenciais. Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador. Explique que os alunos precisam realizar as atividades propostas em 20 minutos. Finalizado o tempo, o professor faz a correção das atividades com os alunos e atribui os pontos. Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.

Configuração do BATALHA NAVAL para uma aula de 20min, 2 grupos de alunos e 1 missão

Saiba mais sofre morfologia de palavras

BANCO DE PALAVRAS

ADAPTE COMO QUISER

biology

complete

polite

work

global

important

patient

science

digestion

happy

Isolate

significant

program

pollute

mature

perfect

convenient

lonely

natural

pure

PREFIXO UN

Natural – unnatural
Happy – unhappy

PREFIXO IN

Complete-incomplete
Convenient-inconveniente
Digestion-indigestion
Significant-insignificante
Capacity-incapacity

SUFIXO TION

Global – globalization
Isolate – isolation

SUFIXO IST

Sciense – scientist
Biology – biologist

Diferentes regras podem ser criadas para Gerenciar os alunos. Cada time faz 5 disparos e depois passa a vez para o outro time. 
Time que faz 3 disparos malsucedido, perde a vez..

USE SUA CRIATIVIDADE PARA ADAPTAR

QUE COMECEM OS JOGOS!

ALUNOS CANTAM UM NÚMERO E LETRA PARA O PROFESSOR.

“professor, “E5”. Vai, atira!!

“Eu escolho “4F”

COMPARTILHE E GANHE PONTOS!​

Clique no botão copiar e envie este link

Escolha como quer compartilhar

Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pelo professor Anselmo Fernandes , professor de inglês da rede estadual do Pará. O professor Anselmo é criador do instagram @arcadia_powerpoint

Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).

Login