Batalha de aprendizagem
Em uma aula de ciências
Ensino Fundamental 2
@aulaemjogo
Vamos utilizar o BATALHA NAVAL para gamificar uma aula sobre sistema circulatório.
Vamos utilizar a metodologia do RODÍZIO POR ESTAÇÕES de aprendizagem.
DE TRABALHO EM GRUPO
USE MESAS COMO ESTAÇÕES
DE APRENDIZAGEM
Em cada espaço, coloque uma missão (roteiro) com instruções sobre o que o alunos deverão fazer.
CRIE UM SALA VIRTUAL PARA
CADA ESTAÇÃO
Em aulas remotas, distribua os alunos em salas. Em cada sala eles podem realizar uma atividade diferente.
Divida o tempo da sua aula em
4
Rodadas de 10 minutos
Selecione o Template BATALHA NAVAL
Utilize o template do BATALHA NAVAL do CLASS DASH para CONVERTER OS PONTOS GANHOS nas atividades realizadas pelos alunos em TIROS CONTRA O TIME ADVERSÁRIO.
Cada PONTO representará um disparo DE UM TIME CONTRA O OUTRO.
TIME DISPARA CONTRA
PRECISAM DO OPONENTE
No início da aula, mostre e explique como funciona o jogo do batalha naval.
Ganha quem acertar mais disparos contra partes dos navios do time adversário.
Como ganhar disparos?
Faça as atividades propostas.
Projete o TEMPLATE n as aulas presenciais.
Em aulas remotas, compartilhe sua tela com o template aberto no navegador.
Explique que os alunos precisam realizar as atividades propostas em 30 minutos.
Finalizado o tempo, o professor faz a correção das atividades com os alunos e atribui os pontos.
Em seguida, inicia-se a batalha naval entre os times A e B.
Configuração do BATALHA NAVAL para uma de 40min, 2 grupos de alunos e 3 MISSÕES.
Sugestões de atividades
4 estações de aprendizagem
*ACESSO A MEMBROS VIP*
QUER VIZUALIZAR ESSA PARTE DO CONTEÚDO?
Essa parte do conteúdo é exclusiva para assinantes do plano TURBO do Class Dash. Para acessar esse conteúdo exclusivo, liberar todos os templates e muitos outros benefícios basta assinar agora mesmo clicando no botão abaixo.
Para cada estação realizada, o professor poderá atribuir até 20 disparos, totalizando 80 para cada time.
QUE COMECEM
OS JOGOS!
Alunos cantam um número e
Letra para o professor.
“professor, “E5”. Vai, atira!!
“Eu escolho “4F”
COMPARTILHE E GANHE PONTOS!
Escolha como quer compartilhar
Esse plano de aula foi estruturado e utilizado pela professora Walesca Barbosa.
Essa peça é modelo de plano de aula para uso do Class Dash. Idealizada e produzida por TIAGO EUGENIO, autor do livro Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores (2020).